sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cinema

Esta noite fui assistir ao filme 2coelhos,
um filme de Afonso Poyart, aliás essa é a estréia dele na direção de longas, no elenco estão Alessandra Negrini, Caco Ciocler e Fernando Alves Pinto.

Como foi o filme? O que achei do filme?

Quantos de nós chegamos em uma sala de cinema, loucos para ver um filme que um amigo nosso indicou dizendo...
- Excelente, sensacional, sinistro, você não pode deixar de assistir. 
Então chegamos cedo em um dos maravilhosos cinemas da cidade, compramos nosso pacote de pipocas com coca cola zero, então finalmente o filme começa.
Empolgados, prestamos toda atenção, percebemos cada cena esperando o desenrolar dos fatos... lá se foram os primeiros 20 minutos, antes do meio do filme imaginamos que o filme está chato mas que ainda vai melhorar, ou talvez que não estamos  prestando a devida atenção que o longa merece, ou imaginamos que nosso amigo pode não ter um gosto tão assim, bom para filme, ou que é facilmente levado por um trama  medíocre e pouco inteligente. Nos 40 minutos de filme começamos a avaliar se vale gastar nossos próximos 55 a 60 minutos assistindo um filme fraco, trash mesmo.

O que nos conduz a ter quase certeza que iremos nos divertir assistindo o mesmo filme que nosso amigo, as vezes bem mais novo, que não era nascido na estréia de Blade Runner, ou talvez fosse bem criança quando estourou nos telões o fantástico filme Cidade de Deus.

Acho que já deu né, já me fiz entender,  não quero cantar uma falsa pedra, nem tão pouco fazer o leitor acreditar no meu faro para grandes produções, inesquecíveis histórias cinematográficas, passar a minha percepção do filme e com isso causar qualquer impacto sobre a sua avaliação do filme.

Mas como bom brasileiro que sou, acho que o filme nacional evoluiu bastante, e que temos que valorizar nosso cinema, mesmo quando ele aparenta ser repugnante nos grandiosos cartazes, trailers e propagandas de TV.
Não escreverei nada sobre o que achei do filme, não agora nessa postagem, vou aguardar uma semana ou quem sabe um mês para expressar minha opinião em uma nova postagem.

Aqueles que assistiram o filme se quiserem participar da enquete e deixar um comentário sobre o que acharam do filme, são mais que bem vindos.

Por agora vejam o trailer, até!

2 comentários:

  1. Confesso que pelo seu post, eu tinha entendido justamente que o filme não era tão bom quanto o trailer (coisa comum hoje em dia), mas a curiosidade me moveu ao cinema. Sinceramente? um dos melhores, se não o melhor, filme brasileiro de ação que já vi. A trama é digna de um Sexto Sentido ou Os Outros, porque é completamente inesperada... emfim, boa fotografia, boa narrativa, engraçado e te prende do início ao fim.

    ResponderExcluir
  2. Você não foi a única pessoa que ao terminar a leitura do post ficou com a impressão negativa sobre o filme 2coelhos, alguns amigos me escreveram informando que ficaram motivados para ver o filme pelo aspecto negativo que as palavras constroem o texto, sobretudo da minha crítica frente a opinião de um fictício amigo.

    Na verdade a narrativa foi apenas um exemplo do nosso cotidiano e de cunho reflexivo, sobre como um simples comentário pode influenciar uma outra pessoa. A ideia foi desenvolver um raciocínio ou trazer a questão para o lado da argumentação, para fundamentar a posição que comentários sobre filmes, livros, peças teatrais ou afins podem construir uma percepção deturpada do filme, geralmente essa sensação culmina em uma grande frustração.

    Concluo que mesmo sem querer o trecho do texto sobre o "comentário de um amigo" atingiu o objetivo proposto porém por caminho inverso.

    No próximo post falarei minha verdadeira opinião sobre o filme.

    Para complementar sua opinião sobre o filem 2coelhos, responda a enquete localizada no topo do blog.

    Obrigado pela visita e pela participação.

    ResponderExcluir