sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Carreira

Princípios são o Firmamento do Líder.

Os princípios ajudarão um líder a atravessar tempos difíceis e, mais do que sobreviver, prosperar.

    Nos dias de hoje onde a economia global se encontra fragilizada, as mudanças nos grandes poderes da política mundial, as alternações no comportamento do consumidor e os avanços da tecnologia com variações dos líderes de mercado, tornam a arte de liderar um desafio sem fim.
Se você é um Chairman ou o gerente de uma pequena equipe, empreendedor ou conselheiro, não importa a posição que você exerça. O fato é que o desafio que todos nós enfrentamos na hora de tomar decisões vão além de superar o desempenho do último trimestre ou alavancar um novo serviço no cliente, os desafios de hoje tem a ver com a sobrevivência a longo prazo e exigem mudanças significativas na forma como as empresas operam.

       Os desafios apesar de serem parecidos em magnitude, não se assemelham em nada nos detalhes. Isto significa que não há uma receita de bolo por seguir, ou uma fôrma para criar novos líderes, contudo, acredito que há princípios que podem ajudar o líder a atravessar tempos difíceis, e mais do que sobreviver, prosperar.

Princípio 1: "Continue a nadar, continue a nadar". Não abra mão de suas prioridades.
Nenhuma empresa, ou líder, pode ser tudo para todas as pessoas - principalmente em tempos de crise. Nem tente. É impossível resolver vários problemas ao mesmo tempo.
       O líder dever estar preparado para fazer escolhas difíceis identificando o que for mais crítico para o sucesso contínuo da empresa. Deixe claro quais são suas prioridades e proponha ações tangíveis que permitam a realização dessas prioridades. Dois ou três objetivos seguidos à risca terão mais força que uma dezena de idéias lançadas aleatoriamente.

Princípio 2: Siga um plano. Crie uma "agenda".    
Mudanças disseminadas exigem entendimento igualmente disseminado do que é preciso ser feito.
Um grupo enorme de pessoas terão de apoiar as prioridades dos líderes a cada decisão tomada.
       Para isso as pessoas precisam de um "roadmap" de fácil entendimento, uma visão que lhes diga em linguagem clara: "Este é o nosso objetivo e é desta forma que pretendemos atingi-lo". Esqueça as apresentações elaboradas em Power Point e se concentre em um documento curto que obrigue os líderes a formular suas prioridades com precisão. Essa "agenda" deve ser compacta o bastante para caber em uma folha de papel ou ser vista de uma única tela de uma IPhone ou de um computador. Quanto mais acessível for o plano mais fácil será sua execução.

Princípio 3: Pratique gestão com emoção.
Em tempos de incerteza, as pessoas ficam receosas, e precisam muito de um líder, alguém que tenha equilíbrio para lidar com os anseios. Colocar-se no lugar do consumidor, do empregado, do cidadão ou do eleitor e veja como ele realmente se sente. Encare as coisas sob a óptica dele, assim será possível ter a perspectiva necessária para chegar a soluções realistas.

Princípio 4: Não se deixe abater por idéias preconcebidas.
Esteja disposto a ouvir pessoas com quem você não simpatiza e prepare-se para trabalhar com elas.
Nem todas as pessoas são iguais, e é fácil o líder sob pressão se livrar de gente cujo as idéias e estilos diferem do seu. Contundo, todas as opiniões são importantes, especialmente quando a sobrevivência está em risco. Além disso, resolver grandes problemas exige união estratégica.
      Em vez de deixar as pessoas falando sozinhas ou criticá-las, tentar entender o ponto de vista delas, tendo sempre em mente suas prioridades em geral.

Princípio 5: Seja corajoso em seguir caminhos poucos conhecidos.
Tempos de incerteza não deve ser considerado, não necessariamente, tempos de evitar riscos.
Há momentos em que inovar traz bons resultados e ajuda a sair da estagnação. Incentive as boas idéias e tenha coragem de investir na melhor delas.
      Quando começarem as críticas, - e elas virão sempre - , fique firme.
Os meios de comunicação, foram, são e sempre serão exemplo de capacidade de fazer com que até o mais confiante dos líderes reavalie a caminhada escolhida. Com a mesma força estão os concorrentes, em fazer os líderes da sua clientela avaliar o a trajetória escolhida. Contudo, não dê toda essa força a eles. Embora líder algum deva descartar críticas construtivas, não abra mão da coragem que o levou às suas convicções.

Princípio 6: Equilíbrio entre desempenho e consciência social.
O líder não pode fazer o que é certo para sua empresa em detrimento do que é certo para a sociedade.
Tempos difíceis não são exclusivamente das empresas: eles atingem a todos. Por esse motivo este é um bom momento para investir em projetos criativos de filantropia junto às comunidades. É dever do líder enxergar a sua corporação como fonte de mudança positiva.

      Pense nestes princípios não como meios para atingir um objetivo, mas sim como uma mentalidade necessária para lidar com os desafios inevitáveis que confrontam todo líder nos bons e maus tempos.


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