sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Feliz Translação Nova!


   

      Com a chegada do novo ano refletimos sobre nossas vidas, nossos objetivos e sonhos, então surgem as resoluções do novo ciclo... ciclo, que ciclo? Bom, é aqui que preciso escrever um pouco sobre física para fundamentar as minhas idéias e construir o raciocínio da minha postagem.
     
A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. Rotação é o movimento que a Terra faz em torno do seu eixo e é responsável pelo ciclo dia-noite. Já a translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica* em torno do Sol, movimento esse que dura aproximadamente 365 dias e 6 horas. A posição da terra mais próxima ao Sol, o periélio* () acontece aproximadamente no dia 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio* (), em aproximadamente 4 de julho. As variações na radiação solar recebida devidas à variação da distância são pequenas.

Durante o ciclo da translação ocorrem as estações do ano. As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano definido pela órbita da terra, plano da eclíptica* (Fig. 1.1).

Esta inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno do Sol. O Hemisfério Sul se inclina para longe do Sol durante nosso inverno e em direção ao Sol durante nosso verão. Isto significa que a altura do Sol, o ângulo de elevação do Sol acima do horizonte, para uma dada hora do dia, por exemplo, meio dia varia no decorrer do ano. No hemisfério de verão as alturas do Sol são maiores, os dias mais longos e há mais radiação solar. No hemisfério de inverno as alturas do Sol são menores, os dias mais curtos e há menos radiação solar.


Fig 1.1 : Relações entre o sol e a terra.

      Há uma bonita frase que circula nessa época do ano, como felicitação por um ano novo feliz, que diz o seguinte:             

 "O homem criou o tempo os meses, os dias, as horas, os minutos e segundos para que no início de cada ano possamos nos renovar".
Tudo bem concordo com o finalzinho da frase "...no início de cada ano possamos nos renovar",
mas a física define o verdadeiro sentido do tempo.
             
     Quantas transformações acontecem na Terra, no Sol e no Universo durante o período de translação, por que não acreditar na nossa transformação? por que não acreditar que somos um pequena partícula no Universo que possui energia própria que juntos podemos mudar o planeta?
Fazendo uma analogia com o movimento de rotação da Terra nossas resoluções são a fagulha inicial para giramos sobre o nosso próprio eixo e sairmos da inércia em busca da contribuição comum para transformar nosso Planeta Azul em um lugar despoluído, mais verde e com utilização de energias limpas e renováveis.

Vamos em frente com nossas resoluções de começo de ano, quanto mais resoluções melhor, assim é possível que pelo menos uma delas seja concretizada.
________________________________________________________________________________
elíptica: que contém elipse, figura geométrica formada em um plano que corta um cone de revolução de maneira oblíqua à geratriz deste cone.
periélio: ponto na órbita de um planeta que se encontra mais próximo do sol. 

afélio: ponto de órbita de um planeta que fica mais afastado do Sol
eclípticaplano da órbita da terra ao redor do sol.
____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário