segunda-feira, 12 de julho de 2010

Literatura

A TORRE NEGRA, STEPHEN KING

        Ouvi falar sobre a série A Torre Negra pela primeira vez, em uma das conversas literárias que tenho constantemente com meu irmão Eduardo Amaral de Oliveira, o Duda, Jornalista multi-mídia radicado nos Estados Unidos. Duda me informou que a série Lost criada por Jeffrey. Jacob. Abrams, foi inspirada na série de Stephen King The Dark Tower. Imediatamente fiquei ultra interassado em lêr a série. Em maio de 2009 a revista virtual www.revistamonet.com.br noticiou que J.J. Abrams o criador de Lost, e Damon Lindelof, diretor-executivo do seriado, estarão juntos na adaptação para o cinema de A Torre Negra.

        Com 19 anos Stephen King decidiu que gostaria de escrever uma épica semelhante a escrita pelo escritor, professor e filólogo J. R. R. Tolkien criador da séria Senhor dos Anéis.
O “spaghetti Western”, um poema escrito por Robert Browning naquela época, com o trecho “Childe Roland to the Dark Tower Came”, tornou-se a inspiração para a peça mestra de Stephen King.
A série foi escrita e publicada separadamente em um período de 22 anos, e consiste em 7 livros e uma pequena estória, “A irmã mais nova de Eluria”, publicada em sua coleção de estórias pequenas, “Tudo é eventual”.
The Dark Tower – A Torre Negra se tornou a favorita obra para muitos leitores de Stephen King.
A obra é composta por 7 livros:





A Torre Negra Vol. I – O Pistoleiro









A Torre Negra Vol. II – A Escolha dos Três









A Torre Negra Vol. III – As Terras Devastadas









A Torre Negra Vol. IV – Mago e Vidro









A Torre Negra Vol. V – Lobos de Calla









A Torre Negra Vol. VI – Canção de Susannah









A Torre Negra Vol. VII – A Torre Negra





       
        Com um estilo literário detalhista, com um sabor explícito por cenários sinistros, tendo sempre como pano de fundo, terror, violência e situações agonizantes, com personagens perturbados e agoniados, Stephen King realmente leva o leitor à uma viagem envolvente recheada de pequenas estórias que rodeiam cada persongem, envolto a uma placenta literária chamada ka, ou destino como personagem principal, Roland Deschain of Gilead, o Pistoleiro, descreve na série.

        O primeiro volume traz toda a trama com detalhes sobre a vida do Pistoleiro, que vive em um tempo e lugar diferente, ou uma espécie de dimensão paralela envolto de um deserto e uma praia deserta.
Um confronto extraordinário com o Homem de Preto é sem dúvida o ápice do volume.
        O Segundo volume que até aqui tenho como predileto, King narra com maestria a vida desregrada de Eddie Dean um viciado em heroína e Odetta Holmes que alterna personalidades com a malígna Detta Walker, que se juntam a Roland através de portas que aparecem na praia do Mundo Médio do Oeste.
        Estou lendo atualmente o livo As Terrras Devastadas, o terceiro volume da série, cujo comentarei após concluir a leitura.

Os livros prometem distração e um grande aprendizado literário, estou ansioso para ler cada volume, e ao passo que for concluíndo a leitura de cada obra deixarei meus comentários aqui no blogdopopi.

Stephen King é um dos autores de maior sucesso em todo o mundo. Seus livros são publicados e admirados em mais de quarenta países. Ele vive em Bangor, no estado norte-americano do Maine, com sua mulher, a romancista Tabitha King.
Trecho retirado das orelhas dos livros da série.

Site Oficial Brasileiro: http://www.torrenegra.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário