segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Empreendimento: SEBRAE SP

          Grandes metrópoles como São Paulo trazem centenas de oportunidades para aspirantes à micro empresários. Mas sabe-se que não há receita de bolo que garanta sucesso para pequenos empreendedores. É comum escutarmos que para ser empresário é preciso ter tino para negócio e que não é para qualquer indivíduo, concordo  com a frase, mas há instituições que orientam e indicam alguns caminhos e regras básicas que devem ser minuciosamente estudadas e que podem sim tornar você um micro empresário de sucesso.
O Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, é sem dúvida é uma das mais, se não a mais conceituada das instituições de apoio aos micro empresários e aos que alimentam o sonho de terem seu próprio negócio.

Aqueles que querem abrir seu primeiro negócio, costumam ser mais realizadores do que redatores de propostas. Freqüentemente eles preferem estar desenvolvendo ações práticas, planejando o ataque. Além disso, muitos empreendedores têm dificuldade para articular os conceitos de negócios que, muitas vezes, já se tornaram para eles uma segunda natureza, e por isso acabam não investindo energia suficiente durante a elaboração do Plano de Negócio.


No site do SEBRAE SP você pode encontrar uma excelente ferramenta que apoia o empreendedor na hora de planejar o Plano de Negócio. O SPPlan é um programa gratuíto que pode ser baixado na página http://www.sebraesp.com.br/QueroAbrirUmaEmpresa/ProdutoseServicos/ViaInternet/PlanoDeNegociosSPPLAN/Paginas/SP-Plan.aspx

Informações importantes em como fazer um plano de negócios eficiente para convencer investidores, fornecedores e clientes, pode ser encontrado no SPPlan.
Segue abaixo um trecho que extraí da aplicação:

Como fazer um plano de negócios eficiente para convencer investidores, fornecedores clientes?


É provável que boa parte dos fracassos precoces nos negócios tivesse sido evitada se as mentes criativas por trás deles tivessem investido parte das energias para confeccionar um plano de negócios consistente, bom de verdade, e não apenas mais um business plan, o termo em inglês para esse tipo de projeto. Traçar um planejamento desses obriga à reflexão profunda. É preciso detalhar o mercado em que se irá atuar, levantar informações para identificar suas oportunidades e riscos, decidir a estrutura que a empresa terá, qual o perfil dos empregados e a estratégia de vendas. Ao olhar as idéias no papel, o futuro empreendedor pode ter uma noção realista das chances de materializá-las.
"Um plano de negócios bem-feito ajuda a antever os problemas, a evitar que eles aconteçam ou a chegar à conclusão de que não vale a pena se arriscar." É por causa disso que sem um plano de negócios impecável é praticamente impossível convencer um capitalista de risco ou um banco a emprestar dinheiro para pôr uma idéia em prática, por mais brilhante que ela possa parecer. Veja o que é preciso saber para montar um plano de negócios com essa força:

1 - Identificar uma necessidade
2 - Provar a Vantagem Competitiva
3 - Definir o Foco
4 - Ser Realista
5 - Mapear o Mercado
6 - Analisar as conjecturas
7 - Expor todos os riscos no plano
8 - Ter um Plano B
9 - Estruturar o Plano
10 - Apresentar o negócio para a pessoa certa

Na ferramenta SPPlan cada item listado acima possui link com detalhes da informação.

Boa sorte!

Um comentário:

  1. Outra dica: o SEBRAE oferece o EMPRETEC destinado justamente para pequenos empreendedores. Sendo eu uma "empreteca", eu recomendo. Maiores informações podem ser obtidas no site do SEBRAE.

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