sexta-feira, 28 de maio de 2010

ABF Franchising Expo 2010

  










   A 19ª Edição da ABF Franchising Expo está próxima, entre os dias 9 e 12 de junho de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo, 320 franqueados estarão mostrando suas marcas. O evento vai contar também com 15 delegações estrangeiras de diversos países, além das atividades complementares, como cursos de capacitação. O objetivo da ABF Expo Franchising é oferecer ao público oportunidades de investimento em praticamente todos os segmentos da economia nacional (de alimentação a locação de veículos) e divulgar o sistema de franchising como um todo e sua importância para o cenário e desenvolvimento econômico do País.
   É, portanto uma excelente oportunidade para quem está interessado em conhecer melhor o setor de franquias e adquirir o seu próprio negócio. Como se trata de uma feira de grande porte (a segunda do mundo em franchising) com centenas de expositores de vários segmentos, é preciso se programar para tirar dela o máximo proveito. Quem não fizer isso corre o risco de perder tempo e não encontrar aquilo que deseja.
   Assim é fundamental fazer um planejamento cuidadoso antes de ir. O primeiro passo é entrar no site da feira (http://www.abfexpo.com.br/) e consultar a relação de expositores deste ano. Desse modo, já se pode ter uma idéia das marcas e dos segmentos que estarão presentes. Em seguida é preciso escolher quais as áreas com os quais a pessoa mais se identifica. Depois, o valor que está disposto a investir no negócio, tendo em mente que numa franquia é preciso ter entre 50% e 60% de capital próprio e o restante pode ser financiado. O site também disponibiliza dados gerais sobre a ABF Franchising Expo, a relação de cursos e o mapa da feira.
   Ricardo Camargo Diretor Executivo da ABF - Associação Brasileira de Franchising informa que pelo menos dois dias são necessários para tirar aproveitamento da feira, que dura quatro dias.

DICAS IMPORTANTESLeonardo Cirino, Diretor da rede de ensino de idiomas CNA e expositor da ABF, sugere um roteiro para o visitante aproveitar bem na sua visita a feira:

  • Defina os setores de seu interesse.
  • Acesse o site do evento para fazer uma pesquisa sobre os expositores presentes dentro dos segmentos escolhidos.
  • Verifique no mapa do evento a localização das redes de interesse e faça uma lista com a melhor ordem para a visita.
  • Leve bloco e caneta para levantar as principais informações levantadas com as redes.
  • Leve uma relação de todas as perguntas que você deve fazer para abertura de uma franquia.
  • É importante saber se a rede possui um selo de excelência em franchising concedido pela ABF. Ter a chancela da principal entidade do setor representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora.
  • Peça ao expositor o mapa das unidades da rede e verifique se estão localizadas muito próximas uma das outras. Isso gera concorrência entre as franqueadoras da mesma rede e atrapalha o crescimento.
  •  Procure saber com é o suporte oferecido pela rede e se há um bom plano de marketing.
  • Avalie se o setor está em crescimento e a oportunidade que oferece.
  • Peça o contato de alguns franqueados para saber em quanto tempo eles conseguiram o retorno de investimento e começaram a lucrar. Procure saber se há cases de sucesso. Converse depois com esses empresários e pergunte como conseguiram lucrar e ter sucesso.
  • Inclua na sua relação de visitas os estandes das consultorias do setor de franquias. Essas empresas realizam diversas pesquisas sobre os principais setores do franchising e podem contribuir com dados de mercado, informações sobre setores e as redes que estão em crescimento, franqueadores que se destacam no atendimento e suporte oferecidos ao franqueado etc.

Um comentário: