quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mother, when I see that look in your eyes I know that you're my only child


           Minhas desculpas pelo título dessa postagem estar em inglês, o fato é que torna original toda a escrita.
         
Tenho o hobby de correr periodicamente no parque do Povo no bairro da Vila Olimpia em São Paulo. Desde 2009 que pratico esse tipo de esporte e esporadicamente participo de corridas de ruas oficiais, mas o meu forte são os treinamentos que geralmente acontecem três vezes por semana. De um ano para cá tenho corrido sempre ao som de ERA no meu Ipod Nano.
ERA é um projeto musical criado pelo francês Eric Levi, suas músicas, geralmente cantadas em latim, misturam música clássica, ópera e canto gregoriano com outros estilos contemporâneos.

Bom o que tudo isso tem a ver com o título dessa postagem?  É simples, hum nem tanto para muitos, mas para mim e para algumas pessoas que conheço creio que fará bastante sentido.
Como descrevi, a mais de um ano tenho escutado ERA em meus treinos, e na semana passada tive um momento de grande reflexão sobre uma das músicas, a música Mother... Foi como se algum interruptor tivesse sido ligado em minha mente, coração e alma, e no exato momento da letra que dizia o seguinte


"Mother, when I see that look in your eyes I know that you're my only child"

Imediatamente, procurei prestar atenção em toda a letra, a medida que a música avançava minhas emoções ficavam mais fortes, meus olhos se encheram de lágrimas, minhas passadas ficaram mais longas e rápidas ao passo que meu batimento cardíaco aumentava. Então já alterado emocionalmente pensei:
claro, agora está claro, tudo muito claro. Como não prestei atenção nisso antes? Como não? Seguindo com os longos passos minha mente continuava buscando lógica para aquele momento, para aquele despertar.
As músicas do ERA são todas lindíssimas, mas por que não enjoei delas até agora? Talvez por que eu tinha que obter este entendimento, mas cedo ou mais tarde, não sei, mas tudo agora se encaixa. Bem, talvez eu não estivesse preparado para entender as mensagens subliminares daquela canção.

Atualmente estou escrevendo um livro sobre as coincidências, fatos que acontecem em nossas vidas que muitas vezes são compreendidos como mero acaso por muitos, mas que por muitos outros são situações que precisavam, precisam ou precisarão acontecer, ou seja, não existe o acaso. Bom seguindo nesta linha, acredito fortemente em um imenso organismo em que cada um de nós estamos inseridos com uma função peculiar e diferenciada.

Passado essa introdução, posso avançar no raciocínio e na lógica de todo este texto.

Meu relacionamento com a minha mãe, foi sempre muito conturbado, não há dúvidas que nos amamos e que faremos qualquer coisa para fazer o outro feliz, no que estiver ao nosso alcance é claro.
Entretanto, sempre tivemos dificuldades em nos comunicarmos em busca de entendimento mútuo. O maior culpado dessa falta de empatia sou eu, pois estive sempre em uma posição defensiva o que tornou-se o ofensor mestre do nosso desentendimento. Ao longo desses anos todos de convívio sempre me incomodei com a maneira de ser de minha mãe, e nunca soube exatamente porque. Do lado dela, consigo compreender a maioria das questões que afastavam ela de mim, mesmo que inconsciente por parte dela, mas também percebia em seu olhar alguma barreira que impossibilitava nossa aproximação afetiva e efetiva, muito embora ao término das nossas discussões ela quem me procurava primeiro para tentar acertar tudo fazendo as pazes. Com a música Mother, foi como se a ficha tivesse finalmente caído.

Estamos juntos a muito tempo e por muitas vezes, para aprendermos a nos respeitar e nos amarmos através do convívio contínuo. Não tenho dúvidas disso, principalmente por saber através do olhar da minha mãe, que ela também não tem as respostas e também estava aprendendo com cada uma das situações, como se ela estivesse diante de alguém que ela tivesse de respeitar por ser mais velho, mais experiente e responsável por ela, em outras palavras, como se ela estivesse diante de um pai ou uma mãe. Por isso tenho convicção que... "... when I see that look in your eyes I know that you're my only child ".


Mãe, me perdoa por tudo e saiba que você é muito importante para mim.




Letra da Música.




Do seu filho com amor , sempre estarei por perto e
procurarei ser melhor  para  a Senhora.
Popi


Nenhum comentário:

Postar um comentário