quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dilma Rousseff: Influência emergente

A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi considerada a 16ª pessoa mais poderosa do mundo, de acordo com o ranking anual da revista "Forbes" divulgado no último dia 3, à frente de líderes como o presidente francês Nicolas Sarkozy, que aparece na 19ª posição.
A publicação apresenta a trajetória de Dilma na política e reitera que a nova presidente comandará a maior economia da América Latina.

Em primeiro lugar, está o presidente da China, Hu Jintao, seguido por Barack Obama, seu colega americano.
O ranking da "Forbes" também cita o empresário brasileiro Eike Batista. O homem mais rico do Brasil, segundo a publicação, aparece em 58º lugar, apenas uma posição atrás do líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama Bin Laden, que, no ranking é considerado o 57º mais poderoso do mundo. A publicação se refere a Eike como um "amante dos superlativos, tanto na vida pessoal quanto na profissional".
No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecia na lista como 33º.
Saiba quem são os 20 primeiros mais poderosos do mundo, segundo o ranking:
1º Hu Jintao
2º Barack Obama
3º Abdullah bin Abdul Aziz al Saud
4º Vladimir Putin
5º Papa Bento 16
6º Angela Merkel
7º David Cameron
8º Ben Bernanke
9º Sonia Gandhi
10º Bill Gates
11º Zhou Xiaochuan
12º Dmitry Medvedev
13º Rupert Murdoch
14º Silvio Berlusconi
15º Jean-Claude Trichet
16º Dilma Rousseff
17º Steve Jobs
18º Manmohan Singh
19º Nicolas Sarkozy
20º Hillary Clinton

Este cartaz todo que a Presidente eleita está recebendo me preocupa, tá certo que o Brasil conquistou uma sua posição de destaque nos últimos anos, mas cá entre nós, qual o mérito da Dilma? Quem é Dilma Rousseff? Sabe-se que sua carreira política apesar não muito conhecida tem um forte apelo de esquerda, mas assim mesmo, pouco se sabe sobre seu caráter ou sobre sua capacidade flexibilidade, de saber voltar atrás caso seja necessário. FHC certa vez fazendo uma comparação entre Lula e Dilma, foi muito feliz:

"... Lula é mais independente em relação ao PT, além de qualificá-lo como "um negociador habilidoso". "Ele tem a habilidade para mudar de opinião". Já a ministra (cargo exercido na ocasião) provavelmente não teria essa postura, "porque ela é mais, talvez isso seja um pouco duro, dogmática. Ela tem uma visão um pouco mais datada, favorecendo uma maior interferência do Estado."

Concordo em gênero, número e grau com a comparação do ex-presidente, realmente a Dilma passa a impressão de uma pessoa engessada, e cá entre nós, política ou você é transigente ou você não consegue apoio.

Não sei muito o que esperar do Governo da nossa nova Presidente, mas se ela se comportar como nosso Sapo (barbudo) que virou Príncipe, nossa querida Pátria continuará nos trilhos rumo ao topo.

Um comentário:

  1. Partindo do princípio que Dilma foi uma "invenção" do Lula, e de fato foi a influência dele e de ninguém mais que a elegeu, acho pouco provável que ela se perca no gesso do PT. Aliás, há tempos o PT não passa nem perto de ser um partido de esquerda. Ninguém imaginava que a nação chegaria onde chegou quando o sindicalista de São Bernardo assumiu e tão pouco sabemos o que vai dar com a Dilma no poder, mas é um risco que se corre.

    ResponderExcluir